No final de dezembro de 2022, a Biblioteca Pública Miguel Valentim Lanna de Ponte Nova conquistou a Declaração de Acervos Culturais, o que garante a pontuação máxima no Programa ICMS Patrimônio Cultural, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). É o que confirma a secretaria municipal de Cultura, Turismo e Comunicação.
A certificação foi possível graças ao trabalho realizado na Biblioteca na organização, tratamento, preservação e disponibilização de coleções de memória e patrimonial, representados pela Coleção Biblioteca das Moças e Coleção Memória local.
O ICMS Patrimônio Cultural é um programa do IEPHA de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais por meio de repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. A Biblioteca Pública Miguel Valentim Lanna funciona o CEU das Artes Ruy Merheb, Praça José Emiliano Dias, 75, no Centro Histórico, ao lado do IFMG, campus Ponte Nova, na antiga Central do Brasil.