Na tarde do dia 07 de junho, o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Viçosa, José de Arimathea Silveira Marques, recebeu as chaves e assinou o termo de aceite junto à empreiteira Construtora Russi que construiu o complexo físico do Centro de Zoonoses, implantado na Colônia Vaz de Melo. A data do início de funcionamento será definida pela secretaria municipal de Saúde, responsável pelo setor, mas será ainda neste mês de junho.
O secretário municipal de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes, informou que, após a secretaria de Obras repassar o imóvel para a responsabilidade de sua pasta, vai providenciar imediatamente o mobiliário, câmaras de monitoramento e outros itens para receber os equipamentos e pessoal necessários para o órgão entrar em funcionamento.
A chefe do DVS (Departamento de Vigilância em Saúde), Lilian Souza, informou que a equipe, de 45 pessoas, que vai atuar na unidade já está composta e executa as ações pertinentes à unidade há muito tempo, promovendo o controle e vigilância de zoonoses em Viçosa. A única novidade é que o centro das operações passará a ser no novo endereço.
Entre os objetivos do Centro de Zoonoses, constam a realizações de ações, atividades e estratégicas de vigilância de animais e prevenção de zoonoses (doenças). Assim, o local será destinado, exclusivamente, às ações educativas e ações de fiscalização, monitoramento e controle de vetores (animais que transmitem doenças) da raiva, varíola do macaco, febre maculosa e outras doenças que podem ser transmitidas ao homem.