Começa hoje, 11 de abril, na Câmara de Ponte Nova, o Simpósio Deficiências Ocultas, com palestras e debates

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

A Câmara der Vereadores de Ponte Nova promove hoje, dia 11 de abril e amanhã, quarta-feira, e terça-feira 12 de abril, o Simpósio Deficiências Ocultas. A Mesa Diretora atendeu à solicitação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) para a realização do evento. Nas palestras e nos debates, os especialistas abordarão os pontos sensíveis nos serviços de saúde disponíveis e o que precisa ser implementado para garantir minimamente os direitos das pessoas com essas deficiências invisíveis.
Serão abordados os desafios para se chegar ao diagnóstico, o atendimento no SUS e acesso aos serviços de saúde e às políticas públicas. Deficiência oculta é aquela que não é identificada de maneira imediata por não ser fisicamente evidente, como autismo, demências, transtorno do deficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e algumas fobias relacionadas à interação social, comunicação ou comportamentos restritivos.
Essas condições permanentes ou de longo prazo de natureza mental, intelectual ou sensorial impedem a participação na sociedade em igualdade com as demais pessoas. O cordão de girassol, uma fita verde com desenhos de flores de girassol, é um símbolo utilizado para identificar e auxiliar pessoas com deficiências ocultas.
O acessório foi criado em 2016 por funcionários de um aeroporto na Inglaterra ao observarem que permanecer em filas e passar por procedimentos rígidos de checagem gerava tensão, nervosismo e até crises nessas pessoas.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content