No próximo dia 30 de novembro, a partir de 10 horas, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais realizará no auditório da 7ª Subseção da OAB Ponte Nova solenidade especial para come morar a instalação da sede do 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar. A unidade funciona ao lado do Aeroporto Miguel Valentim Lanna (Aeroporto do Sombrio), próximo aos bairros São Judas Tadeu e Primavera. A inauguração da sede do 3º Pelotão aconteceu em 30 de novembro de 2012 e fez parte das comemorações dos 146 anos de Ponte Nova. Vários prefeitos da região do Vale do Rio Piranga.
Estiveram presentes, bem como autoridades estaduais, como o secretário de Governo, Danilo de Castro, e o coronel, Ivan Gamaliel Pinto, Chefe do Estado- -Maior e subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Na ocasião, houve apresentação da Esquadrilha da Fu maça (Força Aérea Brasileira), que escreveu a frase “Ponte Nova, eu te amo”, dentro de um coração de fumaça. O Prefeito Joãozinho de Carvalho e o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Ponte Nova, Carlos Tiago, receberam a Comenda Machadinha do Corpo de Bombeiros, pelo empenho e pela construção da sede.
A inauguração foi o marco mais importante da década de 2010 para Ponte Nova e região. Antes de Joãozinho de Carvalho, o prefeito da época (2009-2012), diversas gerações de políticos se empenharam de maneira infrutífera. A proximidade de Joãozinho de Carvalho (trabalhava na COHAB-MG) com o Governo de Minas resultou na solução, que saiu do papel e entrou definitivamente na realidade. O primeiro comandante foi o tenente Franco.
O 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros completou a Segurança Pública e melhorou a atenção em relação ao Meio Ambiente, por meio de combate a incêndios. A área da Saúde foi impactada positivamente com o resgate de acidentados, com rapidez e técnica. Oura área foi à possibilidade evitar afogamentos, ou, se acontecer, conseguir o resgate de corpos no Rio Piranga.
A solenidade para comemorar o 10º aniversário da unidade do Corpo de Bombeiros em Ponte Nova, contará com a presença do tenente-coronel Alexandro Carlos de Oliveira Nunes, comandante do 11º Batalhão do Corpo Bombeiros Militar (Ipatinga), e do comandante de Ponte Nova, 2º tenente Neylor Henrique Garcia.