O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) -Regional da Zona da Mata do Ministério Público, em conjunto com a Promotoria Criminal de Visconde do Rio Branco e com a Polícia Militar colocou em prática na sexta-feira passada, 12 de maio, a “Operação Hércules”, mirando o combate a organizações criminosas denunciadas pela prática do tráfico de drogas, homicídios qualificados, porte de armas de fogo e outros crimes violentos na região da Zona da Mata.
Na Operação Hércules foram cumpridos 04 (quatro) mandados de busca e apreensão e 02 (dois) mandados de prisão preventiva, 01 (um) deles, em Visconde do Rio Branco, do líder do grupo denunciado. Conhecido por seu perfil violento, ele é suspeito de orquestrar assassinatos na região no ano passado. Também foi determinada a apreensão de motos e carros utilizados pelos denunciados como meio para a prática de crimes violentos na região.
Segundo o promotor de justiça Breno Costa da Silva Coelho, coordenador do Gaeco da Zona da Mata, em Visconde do Rio Branco, as operações de combate às facções criminosas na região já oportunizaram o cumprimento de 29 mandados de prisão temporária, 51 mandados de busca e apreensão, 25 mandados de prisão preventiva e diversos mandados de indisponibilidade de bens, inclusive de carros, motos e casas utilizadas pelos criminosos.