O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, órgão Ministério Público, em conjunto com a Promotoria Criminal de Visconde do Rio Branco e as polícias Militar e Penal de Minas Gerais, deflagrou a “*Operação Égide” na manhã de terça-feira, 06 de junho.
A ação tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa investigada por diversos crimes violentos na região da Zona da Mata mineira, incluindo tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídios, porte de armas de fogo, assaltos, latrocínio e corrupção de menores. Ao todo, foram cumpridos 30 mandados judiciais, sendo 13 de prisão temporária e 17 de busca e apreensão, nas cidades de Visconde do Rio Branco e Rio Pomba.
Durante a operação, foram realizadas 12 prisões temporárias, incluindo 02 (duas) prisões em flagrante delito. Um ex-taxista de Visconde do Rio Branco, suspeito de transportar indivíduos envolvidos em disputas entre facções, também foi detido. Além disso, foram efetuadas prisões de pessoas acusadas de financiar e movimentar dinheiro e armas de fogo para os traficantes, inclusive fornecendo drogas e celulares para o interior das unidades prisionais.
Durante as diligências, foram apreendidos veículos utilizados pelos criminosos na prática de delitos, além de dinheiro, drogas, armas de fogo e munições. As investigações ainda estão em andamento. A operação contou com a participação de promotores de Justiça, servidores do Ministério Público, 60 policiais militares de Ubá, além de 39 agentes penitenciários