O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, unidade Visconde do Rio Branco, órgão do Ministério Público, deflagrou na manhã de terça-feira, 25 de março, a 3ª fase da Operação Shenzi.
Policiais militares cumpriram 09 (nove) mandados de prisão preventiva e 30 mandados de prorrogação de prisão temporária contra suspeitos de possuírem vínculos com integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, nas cidades de Ubá, Visconde do Rio Branco, Juiz de Fora e Rio Pomba.
Os 39 mandados de prisão são decorrentes da operação deflagrada pelo Gaeco e pela Polícia Militar, em fevereiro deste ano, com o objetivo de apurar e reprimir o tráfico de drogas e a prática de crimes violentos, incluindo homicídios, perpetrados por membros de uma organização criminosa vinculada à facção Comando Vermelho, do estado do Rio de Janeiro.
A operação já cumpriu 46 mandados de busca e apreensão, 75 prisões temporárias e 09 (nove) prisões preventivas nos municípios de Ubá, Visconde do Rio Branco, Rio Pomba e Juiz de Fora. Todos os alvos presos nas fases anteriores da operação permanecem detidos. Além disso, dezenas de investigados já foram denunciados à Justiça.