Horta Comunitária do Passa-Cinco será reativada: parceria Sedru, DMAES e Penitenciária de Ponte Nova I

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Local da Horta do Passa-Cinco fica ao lado da Penitenciária de Ponte Nova I e passará por capina e reordenamento dos canteiros para produção verduras e legumes

Após fazer reconhecimento do espaço, com levantamento de drone, o Diretor-geral do DMAES (Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento), Anderson Sodré, que estava em companhia da vice-prefeita, Valéria Alvarenga, informou para o editor do Líder Notícias, Ricardo Motta, que tem feito tratativas com o Diretor-geral da Penitenciária de Ponte Nova I, Polícia Penal Márcio Pedro Alves para a reativação da Horta Comunitária no local que pertence ao município, anexo à Unidade Prisional, no Passa-Cinco.
O anúncio aconteceu no início de abril quando se falou também em usar a área anexa ao Parque Natural Municipal Tancredo Neves (PNMTN), cerca de 15 hectares, para o plantio de goiabeiras da espécie paluma (total de 4.000 mil mudas). Os recursos financeiros da venda de goiabada e goiabada serão divididos entre membros/filiados de uma cooperativa de trabalhadores a ser implantada com moradores desempregados e que retiram lenha do PNMTN, por não ter dinheiro para gás.
O projeto de ocupação do entorno da Unidade de Conservação (UC) é de 2012, mas não foi adotado pelo Prefeito Guto Malta e no 1º mandato de Wagner Mol Guimarães. O criador da ideia, ambientalista Ricardo Motta. obteve apoio inicial da Bartofil Distribuidora, por meio de seu diretor Carlos Bartolomeu, ainda em 2020, que garantiu insumos como adubo e ferramentas para o início do projeto, que poderá ter mão de obra de reeducandos, que são presidiários em regime semiaberto ou com licença diária, com reemissão de pena (03 dias trabalhados menos 01 dia de pena da condenação).
Na semana passada, precisamente no dia 27 de abril, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Ponte Nova, Zé Osório (PSB), garantiu apoio integral aos projetos da horta e do plantio de goiabeiras, com cessão de máquinas e apoio de gestão ambiental cedendo seu coordenador Euler Santos, que foi criador da horta quando era Agente Penitenciário, entre 2012 e 2016.Euler Santos é graduado em Gestão Ambiental pela UniViçosa e tem curso em conservação de nascentes.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content