Hospital Arnaldo Gavazza realiza 1ª neurocirurgia para retirada de tumor cerebral com paciente acordado

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Equipe médica durante o procedimento cirúrgico

Equipe médica do Hospital Arnaldo Gavazza, realizou com sucesso sua primeira neurocirurgia para retirada de tumor cerebral com paciente acordado. O procedimento de alta complexidade foi realizado em Ponte Nova de forma pioneira segundo a assessoria de comunicação do HAG.

Segundo informações da assessoria de comunicação do HAG, o tumor do paciente estava localizado em área que poderia comprometer os movimentos e a fala, e por isso ele permaneceu acordado durante a cirurgia de retirada sendo estimulado a conversar e submetido a testes motores.

A cirurgia que teve duração de seis horas foi realizada pelo neurocirurgião Dr. Marco Aurélio Vieira Couto, com auxílio do neurocirurgião Dr. Jurandir Sampaio Rosa Júnior, do anestesista Dr. Pedro Henrique Nery de Sá Ribeiro, da equipe de enfermagem e dos instrumentadores.

“A técnica utilizada foi importante, pois o paciente apresentava o tumor muito próximo às áreas responsáveis pela fala e pela movimentação do lado contrário do corpo, assim com a identificação de tais áreas foi possível realizar a retirada do tumor sem ocasionar déficits ao paciente”, afirmou o responsável pela cirurgia, o neurocirurgião Dr. Marco Aurélio

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content