Moradores de Rio Casca, cidade a 40 quilômetros de Ponte Nova, com acesso pela MG- 329, denunciam o lançamento de esgoto diretamente no Rio Casca que corta a cidade. Lá não existe sistema de tratamento de esgoto e a coleta é de responsabilidade da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).
Em vídeo divulgado pelo canal ZD News, com assinatura do escritor rio-casquense Gilson José de Oliveira, é possível ver mostram funcionários da Copasa acompanhando o lançamento de esgoto no Rio Casca. Nas imagens, é possível perceber a diferença de cores entre a água do rio de marrom claro e os dejetos de esgoto, de cor preta. O esgoto é um problema antigo dos moradores, que reivindicam a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) há muitos anos.
No fim de maio, a Câmara Municipal de Rio Casca, inclusive, realizou audiência pública para discutir a cobrança da taxa de esgoto dos moradores do município. A Copasa, que confirmou a autenticidade do vídeo, disse em nota que informado que a Prefeitura teria solicitado apoio à Copasa para que o tanque de sucção da Estação de Tratamento em construção fosse esvaziado para manutenção.
A Prefeitura de Rio Casca, por meio de declaração da Prefeita Leidinha Mucida negou ter pedido para a Copasa realizar o serviço e repudiou veementemente a ação de despejar todo o rejeito no rio”. O Executivo disse ainda que a Estação de Tratamento de Esgoto está sendo finalizada e logo vai entrar em operação.