Começou na sexta-feira, 14 de abril, nas cidades históricas de Ouro Preto e Tiradentes, a programação cultural que marca a estreia da Semana da Inconfidência, com o slogan “A Liberdade Mora em Minas”. O objetivo é iniciar uma nova abordagem para as comemorações do 21 de abril, quando é celebrado o Dia da Inconfidência, conectando, pela primeira vez, Ouro Preto e Tiradentes, 02 (duas) cidades marcadas pela memória da Inconfidência Mineira.
São mais de 100 atividades, para além de atos cívicos e agendas oficiais, com a promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento da cultura, do turismo e da economia criativa. Enquanto Ouro Preto é reconhecida como epicentro do movimento de luta pela independência da coroa portuguesa, com inconfidentes que passaram para a história como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Joaquim José da Silva, padre Toledo e coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes, o município de Tiradentes se relaciona com o momento histórico não apenas pelo nome em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier.
Foi lá onde ocorreu uma das primeiras reuniões dos inconfidentes, quando ainda se chamava Vila de São José, em 1788. O encontro foi realizado na casa do Padre Toledo, na Rua Direita, com o formato de grande banquete que comemorou o batizado de 02 (dois) filhos do advogado e escritor Alvarenga Peixoto com Bárbara Heliodora. Tomás Antônio Gonzaga participou da festa com outros convidados quando começaram a imaginar o movimento de luta pela liberdade e pela democracia.