Policiais militares de Minas Gerais começaram a usar câmeras portáteis nas fardas, conforme informações divulgadas pela corporação na última quinta-feira, 08 de dezembro incluindo militares de Ponte Nova e de municípios da região do Vale do Rio Piranga, que receberão as câmeras nos próximos dias seguindo o cronograma de entrega do governo.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que, no primeiro momento, são 1.040 equipamentos e a previsão é que todos estejam funcionando a partir de hoje, 12 de dezembro. As câmeras serão usadas por mais de quatro mil militares em turnos alternados. Ainda conforme a polícia, os equipamentos, com acesso à internet, podem filmar, fotografar, transmitir em tempo real e oferecer a localização dos policiais por georreferenciamento. No projeto foram investidos R$ 2,4 milhões.
No valor está incluso, além das câmeras, 65 unidades de docas para fazer o download das imagens e a recarga dos equipamentos e mais de 1.000 pistolas de impulso elétrico, consideradas instrumentos de menor potencial ofensivo, que vão auxiliar os militares em ações de defesa pessoal e de imobilização de suspeitos.