Ponte Nova estava na frente do SUS 04 anos, com inauguração do SAMMDU em 1986

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
SAMMDU foi inaugurado em 09 de novembro de 1986

O Sistema Único de Saúde(SUS) representa um marco na democratização da saúde no país. Criado em 1990, tornou o acesso à saúde, antes exclusivo de quem tinha emprego formal ou condições financeiras para pagar serviços privados, um direito de todos os brasileiros.
Ponte Nova mostrou-se um pouco à frente no tempo. Em 09 de novembro de 1986, o Prefeito Sette Barros entregava à população o SAMMDU (Serviço de Atendimento Médico Municipal de Urgência), nos moldes do SAMU Regional que só chegou ao município em 2022, ou seja: 36 anos depois.
O SAMMDU Coronel Aniceto de Barros (que teve suas placas de inauguração, e que davam nome ao local, arrancadas e continuam desaparecidas), tinha médicos de plantão 24 horas e 02 (duas) ambulâncias que buscavam os doentes em casa e as abrigavam no mini Pronto Socorro, com 08 leitos.
O 1º posto de saúde de Ponte Nova surgiu em 1987: Posto de Saúde Juquinha Lanna, no Bairro Sagrado Coração de Jesus, o popular Pacheco. Na época, além da falta de assistência para a maioria da população, predominavam no país os eventos agudos, como desnutrição e doenças infectocontagiosas, problemas que levavam a altas taxas de mortalidade materna e infantil.
Em 1990 a taxa de desnutrição em menores de 05 (cinco) anos era de 19,6%, de acordo com o Unicef, e a mortalidade materna era de 120 mães por 100 mil nascidos vivos.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content