Durante a ação militar o autor tentou ferir o pescoço do policial com um pedaço de vidro tendo o militar reagido realizando um disparo contra o autor.
Rafael Cabral Ribeiro morreu no Hospital Arnaldo Gavazza Filho (HAG) horas depois de ser atingido no pescoço por um tiro do sargento que comandava operação para prendê-lo na manhã de ontem, 11 de janeiro, na Rua Virgílio José de Almeida, Bairro Triângulo. Segundo relato policial ele tentou tirar a vida do policial, usando um caco de vidro.
De acordo com a Polícia Militar, o homem era preso albergado de Uberlândia e estava foragido em Ponte Nova cometendo vários crimes. Durante a madrugada da quinta-feira 11 de janeiro, ele arrombou a carroceria de 01 (uma) caminhonete Fiat Toro, que estava estacionada próximo ao Asilo Municipal (Instituição de Longa Permanência de Idosos), que fica na Vila Centenário. Rafael furtou os pertences do proprietário e passageiro que estavam prontos para uma viagem. Quando o sargento tentou algemar Rafael Cabral Ribeiro, este reagiu e entrou em luta corporal. Ele tentou atingir o policial, que se defendeu e acabou acertando o foragido da Justiça.
Os militares conseguiram identificar Rafael Cabral Ribeiro, como sendo o autor do furto na caminhonete em frente ao Asilo Municipal, após análise de imagens de câmeras de monitoramento. Alguns usuários de drogas que estavam na residência no momento da ação, na Rua Virgílio José de Almeida, no Bairro Triângulo, foram conduzidos pelos policiais militares para os demais esclarecimentos dos fatos, uma vez que parte dos objetos roubados estavam com eles na residência.