A Delegacia Regional de Polícia Civil de Ponte Nova lançou, em cerimônia que será realizada às 10 horas desta sexta-feira, 30 de agosto, no auditório do CEU das Artes, Praça José Emiliano Dias, 75, no Centro Histórico, o programa de enfrentamento à Violência Doméstica e contra a mulher, a ferramenta Chame a Frida, que foi criada para acolher, orientar e socorrer mulheres em situação de vulnerabilidade. Em Ponte Nova, o WhatsApp para ser acessado é (31) 98489-2356.
Ana Rosa Campos, escrivã da Polícia Civil de Minas Gerais, lotada na Delegacia de Atendimento à Mulher, em Manhuaçu, é a idealizadora do projeto “Chame a Frida”. O projeto foi concebido durante a pandemia da COVID-19, quando muitas mulheres tinham dificuldade em acessar as delegacias de Polícia Civil e quartéis da PM.
O Chame a Frida é um assistente virtual que ajuda as mulheres a agendar atendimentos na delegacia e a receber aconselhamento. O sistema é monitorado 24 horas por um policial de plantão e tem um menu com várias opções que identificam a necessidade de atendimento imediato. As vítimas também podem enviar a sua localização e receber respostas automáticas que esclarecem dúvidas e dão orientações. Podem usar áudio e foto.
O nome Frida é uma homenagem à Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, a Frida Kahlo, artista plástica mexicana e ativista dos direitos das mulheres vítimas de violência, cuja imagem icônica, com sobrancelhas grossas e unidas, é cultuada mundo afora.