Nesta quinta-feira 1º de dezembro, foi veiculada por meio de redes sociais uma notícia referente ao suposto “aumento da criminalidade” durante o período noturno em Ponte Nova, situação que estaria causando medo e insegurança à população.
O responsável pela informação baseou sua postagem nas alegações de áudios compartilhados em grupos de WhatsApp, onde populares denunciavam a ação de um indivíduo que estaria transitando pelas ruas da cidade danificando veículos que estavam estacionados.
Em nota, a Polícia Militar afirmou: “Sobre a sensação de medo e insegurança decorrente do suposto aumento da criminalidade durante as madrugadas, importante evidenciar que o argumento não condiz com a realidade vivenciada pela população ponte-novense no momento. Faz-se tal consideração, tendo em vista a baixa incidência criminal registrada no período da madrugada, o que acaba por denotar a eficácia do policiamento preventivo realizado em toda a área da 21ª Cia PM Ind”.
Ainda sobre os fatos ocorridos a PM informou que foi acionada para o atendimento da ocorrência policial já nas primeiras horas da manhã, logo após receber a informação de que um indivíduo estaria danificando veículos estacionados em via pública na cidade de Ponte Nova.
Conforme apurado pela Polícia Militar, as vítimas teriam sido surpreendidas ao sair de casa, momento em que perceberam que os pneus de seus veículos haviam sido furados. Aparentemente, teria o infrator utilizado um objeto cortante para rasgar e furar os pneus dos automóveis estacionados.
Ainda segundo a PM, durante o atendimento da ocorrência o autor foi identificado através de imagens de câmeras de monitoramento sendo ele conhecido no meio policial pela prática de outros crimes. Com o intuito de promover uma rápida resposta à sociedade, as guarnições de serviço realizaram o rastreamento e o localizaram em Porto Plácido, zona rural de Santa Cruz do Escalvado onde ele foi preso.
A PM afirma ainda em nota que: “Quanto aos danos causados aos veículos, necessário salientar que o ocorrido se trata de um fato isolado, uma vez que não ocorreram outros registros do tipo na cidade de Ponte Nova e região no corrente ano”.