O Banco do Brasil anunciou a indicação do atual diretor de Investimentos da Previ, Denísio Liberato Delfino, para a presidência da BB Asset, indústria nacional de fundos de investimento e carteiras administradas, maior gestora do país, com R$ 1,4 trilhão sob administração. Denísio Liberato Delfino será a primeira pessoa negra a assumir o cargo.
O Executivo é funcionário de carreira do BB, onde entrou há 23 anos como escriturário em Ubá, interior de Minas Gerais, até chegar às diretorias de finanças e internacional, tendo trabalhado no Banco Central. Graduado em Economia pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), detém os títulos de mestre e doutor em Economia pela Fundação Getúlio Vargas.
Denísio Liberato é filho de Adair Liberatto, ex-secretária de Cultura de Ponte Nova e do município de Rio Doce, e de Jadir Delfino, servidor público municipal, na profissão de pedreiro. Foi estudante da Escola Nossa Senhora Auxiliadora de Ponte Nova e atleta do E.C. Palmeirense.
O Banco do Brasil informou que Denísio Liberato, atual diretor de Investimentos da Previ, recebeu indicação para presidir a BB Asset, gestora de investimentos do banco público. Aliás, Liberato sucede Aroldo Medeiros, que estava à frente da gestora desde dezembro de 2020, era funcionário de carreira do BB e se aposentou. A nomeação do novo presidente será submetida às instâncias de governança da gestora.
Assim, até ser aprovado, Liberato continuará em seu cargo na Previ, que é o maior fundo de previdência privada do país, com posições acionárias em empresas como a Mineradora Vale e a BRF, uma das maiores companhias de alimento do mundo, que unem Perdidão e Sadia.