Dois rapazes, de 19 e 23 anos de idade, foram presos em Guidoval, município que fica a 106 quilômetros de Ponte Nova, no dia 16 de fevereiro, por equipe do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Ministério Público/Visconde do Rio Branco) e da Polícia Militar, por meio do 21º Batalhão de Ubá, na Operação “Rogai Por Nós”.
Um deles estava sendo procurado há 06 (seis) meses por ser considerado um dos principais líderes de uma organização criminosa que atuava na região da Zona da Mata. A quadrilha que ele liderava seria responsável pela prática de crimes como tráfico de drogas, roubos, homicídios, porte ilegal de arma de fogo e aliciamento de menores em Visconde do Rio Branco e região.
Em novembro de 2022, 05 (cinco) pessoas foram executadas por conta de uma guerra entre grupos rivais, em um bairro de Visconde do Rio Branco, onde o então foragido, agora preso, dominava. Durante a operação que prendeu o suspeito e contou também com a participação da Polícia Militar Rodoviária, as equipes policiais cercaram o sítio onde ele estava escondido situado na zona rural de Guidoval. O jovem de 19 anos e seu comparsa de 23 anos foram presos e encaminhados para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Ubá e em seguida para o presídio local.
No imóvel do sítio, os agentes policiais apreenderam 01 (uma) pistola Glock, calibre 09 milímetros com mira a laser e dispositivo que altera a cadência de tiros do armamento para o modo “rajada”; 105 munições e diversos carregadores, dentre eles, alguns alongados, similares aos utilizados por facções do Rio de Janeiro, sendo um deles com capacidade para 40 munições; 02 (dois) aparelhos de telefones celulares; 02 (duas) buchas de substância esverdeada semelhante à maconha; 01 (um) cinto de guarnição com compartimento para pistola e carregadores; dinheiro não contabilizado em espécie e 01 (um) motocicleta com placa clonada