Após o Brasil enfrentar ondas de calor e um período de tempo extremamente seco, o país deve passar por um intervalo de chuvas intensas, com os maiores volumes registrados nos últimos seis meses, nos próximos dias. Em Juiz de Fora e na região, a semana será marcada por precipitações isoladas e tempestades.
A mudança ocorre devido à atuação de um fenômeno chamado ‘cavado’, que se forma junto a duas frentes frias. Eles são áreas alongadas de baixa pressão que se desenvolvem quando há uma corrente de vento que forma nuvens de fortes chuvas.
A instabilidade se mantém durante esta semana na Zona da Mata e no Campo das Vertentes, com máximas podendo ultrapassar os 30 °C, apesar dos temporais. Segundo o Inmet, a tendência é de mínimas de 12 °C na Zona da Mata e 11 °C no Campo das Vertentes entre esta segunda (14) e sexta-feira (18). As temperaturas máximas podem chegar a 30 °C nas localidades, mas o céu se manterá encoberto. Em Ubá, a mínima será de 13 °C e a máxima deve alcançar os 33 °C nesta semana, de acordo com o Inmet.
Foto: Internet
Fonte G1 Zona da Mata