Professora da Universidade Federal de Ouro Preto assume secretaria de Diversidade e Inclusão do MEC

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
A professora Zara Figueiredo Tripodi (última à dir.), assume secretaria do MEC em posse realizada na sexta-feira, 06/01

A professora Zara Figueiredo Tripodi, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), vai chefiar a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). A posse foi na sexta-feira passada, dia 06 de janeiro. A Secadi, que havia sido dissolvida e voltou por sugestão do grupo de transição, é responsável por ações que buscam viabilizar o acesso à escolarização e à participação de todos os estudantes, com redução das desigualdades educacionais, com equidade e respeito às diferenças. É no seu âmbito que são desenvolvidas políticas de Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, entre outras.

O ministro da Educação, Camilo Santana, deu a posse a 08 secretárias e 04 (quatro) secretários, afirmando que a equipe retoma o trabalho da Secadi: “Com retomamos a Secadi com alegria para garantir a inclusão dos nossos jovens e crianças de todo o país”. Zara possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) desde 2014, na área de Estado, Sociedade e Educação. Realizou estudo pós-doutoral na Universidade Cidade de São Paulo e no Centro de Estudos da Metrópole do Departamento de Ciências Políticas da USP. É mestra em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), onde se graduou na mesma área em 2002. Também possui formação em Pedagogia e Magistério (1989).

Antes de atuar na UFOP, Zara foi docente do Departamento de Política e Administração Educacional da Universidade Federal do Paraná. Ela tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Nova Gestão Pública e Educação; Governança Educacional; Princípio de Justiça Social e Desigualdades Raciais.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content