Psicóloga ocupa espaço na Câmara de Ponte Nova: empoderamento das mães que também adoecem

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Psicóloga Izabela Baião quer rede de apoio, tanto para a criança quanto para a mãe

A psicóloga materno-infantil e neuropsicóloga, Izabela Baião abordou na Câmara Municipal, em 18 de maio, o tema “Cuidando de quem cuida de todo mundo: saúde mental materna importa”. A palestra foi realizada em alusão à campanha Maio Furta-Cor, que objetiva conscientizar a população sobre a saúde mental materna. Izabela Baião esclareceu que o papel materno na sociedade é romantizado, o que acarreta na sobrecarga das mães. Ela disse que as mulheres estão adoecendo.

A psicóloga Izabela Baião disse textualmente: “Por muitos anos o tema maternidade foi romantizado, o que parece ser muito bonito, mas ao mesmo tempo calou as mulheres, as mães, onde elas não tinham espaço para queixas. Elas não podiam se queixar porque é incompatível com a maternidade. Vai se queixar de algo tão pleno, tão bonito? Não dá, não cabe”.

A sobrecarga e a necessidade de mães serem multifacetadas foi reforçada pela psicóloga. A importância de uma rede de apoio, tanto para a criança, quanto para a mãe, foi pontuada por ela. Os parlamentares agradeceram a participação da psicóloga e esclareceram dúvidas Além disso, a vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) esclareceu que a lei de sua autoria, que instituiu o mês “Maio Furta-Cor” no âmbito do município, contribuirá para o assunto.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content