Reabolição valoriza quilombolas de Viçosa e região na semana da Abolição da Escravatura

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
1ª edição do Reabolição aconteceu em 2022 e levantou diálogos sobre negritude e ancestralidade

Na sexta-feira e sábado próximos, 12 e 13 de maio, acontece mais 01 (uma) edição do evento “Reabolição”, promovido pela secretaria municipal de Cultura de Viçosa. A ação promove a discussão sobre o dia da abolição da escravidão e tem sua programação voltada para a cultura afro-brasileira, trazendo atividades e debates focados na comunidade negra. O evento acontecerá na Estação Cultural Hervé Cordovil.
O evento cultural Reabolição tem início na sexta, dia 12 de maio, às 19 horas, com roda de conversa com a temática “afetos negros”, incentivada por Marcelo Augusto, chefe do Departamento de Cultura e curador do Reabolição. O momento também contará com a participação do secretário de Cultura, Thomas Medeiros e de lideranças do movimento negro viçosense.
No sábado, as atividades começam às 14 oras com a palestra “O resgate das comunidades Quilombolas em Viçosa e Região”. Em seguida, o musicista Romário Roque, também professor do Centro Experimental de Artes, oferecerá uma oficina de percussão. A partir de 16horas será exibido o documentário de Teresinha de Jesus Ferreira, produzido em Viçosa e região, que trata sobre memórias, histórias e saberes ancestrais de benzedeiras, rezadeiras, ialorixás e raizeiros.
Durante a realização do Reabolição, o público poderá contemplar a exposição resultante do concurso de fotografia promovido pelo evento, com a temática “Afetos Negros”. Via edital de seleção, foram escolhidas dez imagens enviadas por diferentes artistas residentes no município.
A turma de Artes Plásticas do Centro Experimental de Artes também estará presente com uma exposição de desenhos com referência à capulana, espécie de tecido de algodão com diversidade de cores e estampas africanas.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content