O Anuário da Segurança Pública 2023 do Estado de Minas, publicado nesta quarta-feira,18 de setembro, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública indica que os roubos tiveram redução. Os roubos caíram 19,4%, alcançando, em 2023, o menor número da atual série histórica de Minas Gerais, que passou a ser contabilizada em 2012, com a implantação do Registro de Eventos de Defesa Social, o Reds em todo o estado.
A menor marca dos últimos 12 anos, embora seja avaliada e desdobrada, diariamente, em ações preventivas e repressivas das forças de segurança, é quase 07 (sete) vezes menor que a registrada no pico da série histórica, no ano de 2016. O objeto campeão de roubo continua sendo o celular. Dinheiro/moeda corrente fica com o segundo lugar.
Vale lembrar que o cidadão mineiro possui uma ferramenta de inutilização do celular roubado ou furtado: a Central de Bloqueio de Celular do Estado de Minas Gerais, CBLOC. Por meio dela, os dados pessoais que estão no aparelho são protegidos (como fotos, senhas de banco e caminhos salvos de GPS). Caso o celular seja encontrado por agentes policiais, é possível fazer a devolução à vítima do roubo.