Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
Em Ponte Nova, os hospitais debatem o assunto. O HAG saiu das dependências e foi para a rua, com colaboradores pendurando mensagens de encorajamento contra a depressão. O local escolhido foi a Ponte do Bahamas, estigmatizadas por ser comum gente pulando para as águas do Rio Piranga. O psiquiatra do HNSD, Cristian Guimarães, gravou vídeo alertando sobre os sintomas. Se ficar triste durante dias, procure um especialista: psicanalista, psicólogo ou psiquiatra.
Segundo a ABP, o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.