Todos os 853 municípios de Minas estão sob alerta de intensas chuvas

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as 853 cidades de Minas estão sob alerta de chuvas intensas até hoje quinta-feira 4 de janeiro. Uma frente fria que atua no Estado deve se estender pelo menos até a sexta-feira 5/1. O Inmet já emitiu dois alertas em minas, sendo o primeiro classificado como “perigo” e o segundo como “perigo potencial”, sendo esperado aproximadamente entre 30 a 60 milímetros de chuva por hora (mm/h) e cerca de 50 e 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Ruibran dos Reis, meteorologista do climatempo disse que a partir de sexta as chuvas começam a dar uma trégua em minas. “Essa frente fria vai começar a se dirigir para o Norte e Nordeste de Minas. As temperaturas devem começar a subir”, afirmou Ruibran.

24 cidades no estado estão em situação de emergência causadas pelas chuva. A Defesa Civil de Minas Gerais informou que até o momento no estado foram registrados 5 mortes desde o início das chuvas em outubro de 2023.
O Inmet informou que nos primeiros dias deste ano há previsão de chuva como um volume significativo principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro do Estado. Até o momento contabiliza-se 70 desabrigados, 667 desalojados além dos 5 mortos. As cidades mineiras em estado de emergência são: Conceição dos Ouros; Ponto Chique; Taquaraçu de Minas; Arantina; Diamantina; Formoso; Rosário da Limeira; Santo Antônio do Amparo; Santana do Jacaré, Monte Sião; Pitangui; Divino; Nova Era; Três Corações; Rio Preto; Guanhães; Cana Verde; Pirapetinga; São José do Divino; Itabira; Rio Pardo de Minas; Jampruca; Wenceslau Braz e Capinópolis.

Em Ponte Nova a chuva que caiu no início da tarde desta quinta-feira 4/1, deixou moradores com a quantidade de água que desceu pela Avenida Mário Martins de Freitas, bairro Paraíso/ Vila Lanna e também com o acúmulo de água no cruzamento das Avenida Doutor José Mariano com a rua José Vieira Martins, bairro Palmeira, além de registros de muita água com barro no entorno do campo do Campo da S.E.1º de Maio no bairro Primeiro de Maio. A previsão é que as chuvas diminuam somente no começo da próxima semana, sendo de extrema importância que que as pessoas que moram perto de encostas, rios e demais zonas de risco fiquem atentas e acionem a Defesa Civil através do número 199.

Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

 

Avenida Mário Martins de Freitas

 

 

Avenida Doutor José Mariano com a rua José Vieira Martins/Palmeiras

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content