Após o credenciamento como unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) com atuação na área de Mineração Sustentável, a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) firmou acordo com a mineradora Samarco com o objetivo de desenvolver estudos para fornecer uma melhor utilização do rejeito arenoso de minério de ferro na cadeia produtiva da construção civil. O contrato foi firmado por meio da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa (Fundep).
A UFOP vai definir o padrão de composição do rejeito de minério a ser aplicado na produção de pré-moldados e alvenaria fabricados a partir de rejeitos arenosos. Entre os projetos previstos pela iniciativa está a destinação do material produzido à fabricação de blocos que serão aplicados na pavimentação da estrada da Purificação, que liga o distrito de Antônio Pereira ao bairro Morro de São João, em Ouro Preto.
A parceria foi firmada em outubro deste ano e marca o primeiro projeto a ser desenvolvido pela unidade da UFOP, quase 01 (um) ano após a instituição ser selecionada para atuar como parte da Embrapii. Na ocasião, a unidade foi nomeada como “Sustentabilidade da Mineração” e teria atuação em 03 (três) linhas de pesquisa: Operação Sustentável de Mina; Processos Sustentáveis na Mineração; Tratamento e Manejo Sustentável de Resíduos na Mineração.
O professor Ricardo Fiorotti entende que as interações entre a UFOP e o setor produtivo são fundamentais para a consolidação dos laboratórios da UFOP, bem como para as ações dedicadas para melhor formação em nível de graduação (iniciação científica) e pós-graduação. O professor também destaca a importância da parceria da Embrapii com a Samarco: “É uma iniciativa que subsidia ações de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia capazes de levar às comunidades todo o desenvolvimento científico instalado na Universidade”, disse Ricardo Fiorotti.