A Universidade Federal de Viçosa (UFV) divulgou na tarde de ontem, dia 17 de novembro, uma recomendação para o retorno do uso de máscaras em ambientes fechados. A medida é válida para os campi Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba e inclui o reforço de outras medidas de biossegurança. A instituição justificou a recomendação pelo aumento do número de pessoas com sintomas gripais, assim como de casos confirmados da COVID-19 no Brasil.
A orientação é da Comissão de Biossegurança e Controle de Infecção no Serviço de Saúde da UFV. De acordo com a recomendação, as máscaras devem ser usadas nas salas de aula e laboratórios, além de outros setores acadêmicos e administrativos. A ação se aplica a todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão e eventos realizados pela instituição. Já em ambientes abertos, o uso é recomendado apenas em situações de aglomeração. Caso apresente sintomas gripais, o uso é recomendado independentemente do ambiente.
Em Ponte Nova não existe, ainda, nenhuma recomendação. Segundo dados da secretaria municipal de Saúde houve testagem positiva para idosos do Asilo Municipal, mas com sintomas leves, uma vez que todas as etapas de vacina foram realizadas nos internados daquela Instituição de Longa Permanência para Idosos. Na comunidade em geral de Ponte Nova são contabilizados cerca de 20 contaminados, mas sem internação em leitos hospitalares.