Vereadora branca de Além Paraíba mantinha mulher negra, como doméstica, em condições análogas à escravidão

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Uma trabalhadora doméstica foi resgatada no município de Além Paraíba. Ela vivia em condições análogas à escravidão na residência de Simone Cabral (foto), mulher branca e vereadora pelo União Brasil há 12 anos na cidade de Além Paraíba, cidade mineira que fica na divisa com o Rio de Janeiro.

A parlamentar municipal manteve a empregada doméstica negra e com deficiência auditiva trabalhando em sua residência ao longo de 28 anos sem salário, férias ou 13º salário. Além de vereadora, Simone Cabral foi secretária de saúde do município mineiro ao longo de 02 (dois) anos.

Ainda assim, de acordo com o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), a trabalhadora doméstica nunca teve acesso a um tratamento para cuidar da deficiência que tem em 01 (um) dos ouvidos. A operação de resgate foi realizada no início deste mês de dezembro pela equipe de fiscalização do da Gerência Regional do Trabalho de Juiz de Fora (MG) e 02 (dois) auditores-fiscais de Conselheiro Lafayette, além de integrantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Federal (PF).

A mulher resgatada trabalhava como empregada doméstica para a família de Simone Cabral desde 1996, em uma casa na região central de Além Paraíba. Não tinha um quarto para dormir e seus pertences eram poucas roupas, produtos de higiene, um cobertor e um espelho. Nos últimos 03 (três) meses, acumulou as tarefas domésticas com os cuidados de saúde de um de seus patrões.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content