Foram aprovados por unanimidade nas Câmaras de vereadores de Rio Casca e de Rio Doce os projetos de Lei 051/2021 e 1298/ 2021, respectivamente, que tratam do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI). “Objetivo é integrar é integrar a região para o tratamento do lixo e assim diminuir a proliferação de doenças, oriundas do lixo que atraiu ratos, baratas, Aeds Aegipty (transmissor da dengue, zika e chikungunya”, disse o presidente da entidade, Adriano Alvarenga, prefeito de Rio Casca.
Para apreciação dos vereadores, o projeto tramitou em todas as comissões temáticas das casas legislativas e foi aprovado em sua integridade. Outra importante iniciativa foi a presença da equipe técnica do CIMVALPI em reunião plenária para apresentação dos objetivos e metas do PIGIRS.
Vale destacar que os municípios de Rio Casca e Rio Doce foram os primeiros a aprovar a lei municipal que institui o PIGIRS dentro da abrangência dos 39 municípios atendidos pelo CIMVALPI no manejo de resíduos. Ponte Nova aprovou projeto idêntico ainda em 06 de julho.