Começaram no sábado, dia 15/08, os trabalhos de conscientização para que a população participe da coleta seletiva de materiais recicláveis em 14 bairros de Ponte Nova, onde já existem contêineres próprios para receber o lixo descartável, mas que possa ser reciclado e transformado em recursos financeiros. A ação é da Coorpnova (Cooperativa dos Recicladores de Ponte Nova), que tem na presidência a líder comunitária Geralda Ada Loredo da Paula sempre assessorada diretamente pelo mobilizador social Sérgio Cotta.
Na manhã de 18 de agosto, terça-feira, os dois estiveram no programa Canal Reis (Rádio Montanhesa 670 KHz) quando foram entrevistados pelo apresentador Afonso Reis, que é jornalista e mantém o programa no horário de 8h até 12h, de segunda a sábado.
A entrevista foi ao ar, ao vivo, a partir de 11h05min.
Vários pontos foram esclarecidos aos ouvintes e potenciais recicladores domésticos, principalmente a separação do lixo seco (papel, papelão, plástico, pet e alumínio) do lixo molhado (restos de comida, cascas de legumes, folhas de verduras e ossos).
Segundo eles, o trabalho de conscientização consiste em abordar as pessoas em suas próprias residências ou nas ruas quando é explicada a importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida dos bairros e para preservação da natureza, uma vez que o lixo jogado nas ruas pode ir para bueiros, provocar entupimentos e consequentemente provocar inundações, além de atrair ratos, baratas, mosquitos que são vetores de doenças.