No domingo, dia 09/05, por volta das 20 h, um incêndio de grandes proporções destruiu a vegetação entre os bairros Copacabana e Nova Copacabana e nas imediações do Bairro Cidade da Serra. Em alguns minutos, quase 700 mudas de árvores nativas e de frutíferas com tamanhos que variavam de 80 centímetros a 02 metros de altura foram consumidas. Ainda não se sabe se o incêndio foi criminoso.
O local estava sendo cuidado pela Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Bairro Copacabana e Adjacências (AmaCopa) para ser transformado em uma APA Área de Preservação Ambiental (APA) dentro dos requisitos exigidos pela Lei Federal 9.985/2000 que regulamenta o art. 225, § 1o, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal e instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
“Nós plantamos mais de 700 mudas de árvores nativas, desde janeiro deste ano. As variadas espécies (ipê, sibipiruna, jamelão, aroeira, cambucá, eugênia, manga, ameixa, pau-ferro, entre outras) foram cedidas pela secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam). Estamos tristes, mas não vamos desistir, vamos plantar até mais do isso”, disse Marcinho de Belim, presidente da AmaCopa.