A primeira lagoa do Parque Natural Municipal Tancredo Neves, no Passa-Cinco, registrou seu volume ideal na segunda quinzena de agosto (o registro fotográfico que ilustra esta reportagem é de 31 de agosto), conforme relatos de moradores do entorno daquela Unidade de Conservação de Proteção Integral. A lagoa foi esvaziada em fevereiro de 2019 e ficou em grave situação, prejudicando o ecossistema e alterando a rotina de vida dos animais existentes no local, que tiveram que buscar as outras lagoas para beber água.
A lagoa apresentou em 2011 fissuras em sua barragem que fica acima do Bairro de Fátima. Para evitar o rompimento, ela foi esvaziada com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e assistência técnica da secretaria municipal de Obras, que realizou trabalhos para evitar a pressão dos mais de 01 (um) milhão de litros de água sobre a barragem.
Em fevereiro do ano passado (2019), o vereador Ferrugem mostrou preocupação com o nível de vazamentos e solicitou que ela fosse esvaziada para emissão de um parecer técnico, que até a data de ontem (03 de setembro) não havia sido liberado para o conhecido da população. Mesmo sem o laudo, a administração municipal optou por permitir que a lagoa fosse novamente enchida com a água proveniente das nascentes que existem no local.