Caminhões da secretaria municipal de Meio Ambiente realizarão coleta de lixo em algumas comunidades da zona rural no mês de agosto. O caminhão iniciará sua rota sempre às 07 h.
Segundo o secretário Bruno do Carmo, a coleta do lixo da zona rural, que começou em 05 e 06/08, é uma forma de melhorar a saúde rural, pois evita que se queime o lixo. Segundo pesquisa do Líder Notícias, a poluição atmosférica, gerada pela queima de biomassa(lixo) tem sido associada ao aumento de morbimortalidade por doenças respiratórias, principalmente em função do material particulado, que é um composto tóxico e multiele-mentar. “Era prática comum que o lixo acumulado nas propriedades fosse queimado, colocando no ar partículas de monóxido de carbono que causam doenças respiratórias”, disse o secretário que implantou a coleta na zona rural ainda em janeiro do ano passado (2020).
A partir desta primeira semana de agosto, a novidade é a coleta seletiva também na zona rural. Os técnicos da Semam orientam a separação do lixo que serve para reciclagem (que rende recursos financeiros) e que vai para no Centro Municipal de Coleta Seletiva da Coorpnova, localizado na Avenida Vereador João Evangelista de Almeida, pouco acima do Bairro Vale Suíço II. É só acessar as redes sociais da Prefeitura Municipal, que ainda mostram o dia certo da coleta comum e seletiva.