Proibição da pesca na Bacia do Rio Doce será discutida em eixo específico

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Peixes da Bacia do Rio Doce foram afetados pela lama da Samarco.

A 12ª Vara Federal de Justiça de Belo Horizonte determinou, no dia 24 de julho, a instauração do Eixo Prioritário Nº 12, que versará sobre os temas relacionados à Portaria IEF Nº 40/2017- Proibição da Pesca na Bacia do Rio Doce em Minas Gerais. A portaria disciplina a pesca e tem o intuito de proteger a fauna e a flora aquática, devido à gravidade dos impactos ambientais ocasionados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em 05 de novembro de 2015.

A demanda surgiu depois que a Samarco e suas acionistas Vale e BHP Billiton solicitaram manifestação do perito judicial sobre a portaria que dispõe sobre a proibição da pesca e o Plano de Trabalho da perícia em andamento aborda outro tema, segurança alimentar do pescado (Eixo 6- Medição de performance e acompanhamento), o perito judicial esclareceu que seriam necessárias novas perícias, metodologia e equipe de trabalho.

O Ministério Público Federal (MPF) e a Advocacia Geral da União (AGU) manifestaram no sentido de que a inclusão do tema da Portaria IEF Nº 40/2017 poderia atrapalhar a perícia em andamento sobre segurança alimentar do pescado e comprometer a eficiência dos trabalhos, daí optar por um eixo próprio e determinado.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content