O Líder Notícias traz a segunda reportagem, sob o título PONTE NOVA RURAL, conforme havíamos anunciado em 19 de março, quando percorremos as estradas de acesso ao Povoado Chopotó, passando pela Serra dos Pinheiros, Puaia e Mãe D’água e Chopotó, mostrando o Raio X dos problemas que afetam estas comunidades rurais. A denúncia sobre a ponte na Serra dos Pinheiros foi objeto da entrevista da secretária Aline Columbari à Rádio Montanhesa, em 31 de março.
O locutor/apresentador do programa Rádio Livre (Rádio Montanhesa AM 670 GHz), Luciano Duarte, entrevistou em 31 de março, no horário de 16h30min até 17 h, a secretária municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru), Aline Columbari, que é titular no cargo desde novembro do ano passado, quando substituiu Luiz Borges, atual secretário de Obras, que respondia interinamente pela pasta desde o afastamento do titular Heitor Pinto Raimondi, que foi demitido.
Aline Columbari expôs sua preocupação com as estradas rurais que sofrem demasiadamente no período de chuvas, mas responde bem devido aos diversos trechos recuperados anteriormente, principalmente com calçamento em trechos críticos, com bloquetes sextavados. “Na semana passada (25 de março) percorremos vários trechos e constatamos que a ponte sobre o ribeirão na estrada de Serra dos Pinheiros, perto de Emílio “Milinho” Trivellato, está precisando de reparos urgentes, pois pode até parar o tráfego, se piorar”, disse Aline a Luciano Duarte, que apresenta o programa Rádio Livre, de segunda-feira a sexta-feira, entre 16h e 17h.
Sobre o cronograma de reparos e manutenção nas estradas rurais, Aline Columbari disse que obedece o que é estabelecido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Anunciou compra de novo maquinário agrícola para ajudar nos serviços e disponibilizou documento com o cronograma que se iniciou em 22 de março pela estrada do Cedro, que compreende Ranchos Novos, Quebra Canoa e Nogueira. Na sequência, as máquinas foram Santo Antônio, Mafra, Vilela, Chopotó, Simplício, Canoas, Apaga Fogo, Concórdia, Caiana, Ilha da Garça, Serra dos Pinheiros, Boa Vista, Córrego do Paulo, Varginha, Passa tempo, Vão Grande, Laje do Piranga e Ribeirão.
Ponte Nova tem 513 quilômetros de estradas rurais que a Sedru divide em rês setores e os serviços prosseguem desde março de cada ano até setembro, antes das chuvas. Outras comunidades rurais que serão atendidas entre outras: Vau Açu, Três Tiros, Brito, Rio Acima, Bonfim, Sesmaria, Bom Será, Dioguinho, Atambu, Massangano, Vale Azul, Resende, Ranchador, Vale Verde, Lagoa Seca e Córrego do Ouro.