CHAME A FRIDA: atendimento virtual da Polícia Civil às mulheres vítimas de violência

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
A idealizadora do projeto Chame a Frida de Manhuaçu, escrivã Ana Rosa Campos

As delegacias de todo o estado de Minas Gerais já podem contar com o projeto “Chame a Frida”, que consiste no atendimento virtual direcionado a mulheres vítimas de violência. Implantado inicialmente pela Delegacia Regional de Manhuaçu, em abril de 2020, pela escrivã Ana Rosa Campos, o projeto é mais uma opção no enfrentamento à violência contra a mulher. Agora de forma institucionalizada pela Polícia Civil de Minas (PCMG).

A “Frida” é uma atendente virtual, que utiliza o aplicativo WhatsApp para atender de forma imediata às solicitações de mulheres vítimas de violência por meio de mensagens pré-programadas. Na prática, a mulher inicia uma conversa e, de forma automática, é feito o acolhimento e esclarecimento das principais dúvidas. Além disso, a atendente virtual pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis. Por meio desse serviço, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a “Lei Maria da Penha” e sobre medidas necessárias em caso de violência, além de orientações sobre procedimentos legais e de proteção. Sempre que necessário, a mulher é direcionada para falar diretamente com um policial civil. É um serviço 24 horas, fácil, rápido e discreto.

O projeto é humanizar o atendimento às mulheres

O objetivo principal do projeto é facilitar a comunicação de mulheres em situação de violência com as forças da PCMG, uma vez que, por diversas ocasiões, a vítima é obrigada a se dirigir até uma delegacia para solicitar ajuda, informações, e até mesmo para conseguir um documento. Muitas vítimas precisam ainda se deslocar de locais distantes, como zona rural, e devido à dificuldade de transporte, muitas mulheres deixam de comparecer à delegacia.

O Chame a Frida é um projeto desenvolvido em consonância com a diretriz institucional, descrita no Planejamento Estratégico da Polícia Civil que define “aprimorar e ampliar o atendimento e a proteção ao Cidadão”, além de atender também ao programa do Governo Federal sobre a ampliação do acesso e o alcance das políticas de direitos, com foco no fortalecimento da família, por meio da melhoria da qualidade dos serviços de promoção e proteção da vida, desde a concepção, da mulher, da família e dos direitos humanos para todos.

Além de Manhuaçu, atualmente o projeto já está em funcionamento nos municípios de Caratinga, Ipatinga e Coronel Fabriciano. Em agosto de 2020, foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o PL “Chame a Frida”, um projeto de autoria do deputado estadual Marquinhos Lemos.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content