Em Ponte Nova, a homenagem teve na Praça de Palmeiras a soldado Clarice entre os policiais
A desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Juliana Campos Horta de Andrade participou, na sexta-feira (3/9), da comemoração oficial dos 40 Anos da Mulher na Polícia Militar de Minas Gerais. A desembargadora representou o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes.
“Devo ressaltar que é uma grande honra estar neste evento de grande importância, que comemora a inclusão das mulheres na Polícia Militar. A sociedade, como um todo, deve reconhecer a importância da mulher dentro da corporação, pois ela engrandece a instituição com competência, leveza, sensibilidade e compaixão”, destacou a desembargadora.
O evento foi aberto oficialmente pelo comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, e também contou com a presença do vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Brant, que representou o governador Romeu Zema.
A cerimônia foi marcada por várias homenagens às mulheres, entre elas, a coronel Luciene Magalhães de Albuquerque, primeira a ingressar na corporação em 1º de setembro de 1981. Anos mais tarde, Luciene também entraria para a história como a primeira a chegar ao cargo de coronel, até então patente reservada apenas aos homens.
Foi lançada em 1º de setembro, a “Operação Filhas de Minas”, em toda área da 21ª Companhia de Polícia Militar Independente, com sede em Ponte Nova. Várias ações serão implementadas nos 14 municípios de abrangência. O lançamento aconteceu na Praça de Palmeiras, em Ponte Nova. A soldado Clarice esteve presente no lançamento, que aconteceu exatamente na data em que se iniciou, há 40 anos, o primeiro curso de sargentos femininos da PM de Minas Gerais.