Treze pessoas foram presas em uma operação contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que foi deflagrada na manhã do dia 11/03 pela Polícia Civil (PC) em Belo Horizonte, Santa Luzia, Vespasiano, Contagem, Sete Lagoas, Coronel Fabriciano e Ponte Nova. Com o esquema, os criminosos movimentaram cerca de R$ 760 milhões. Desse, R$ 393 milhões já foram bloqueados pela Polícia Civil.
De acordo com a Polícia Civil, uma das prisões foi em Ponte Nova e as outras 12 em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nove pessoas ainda são procuradas pela PC. Ao todo, 29 mandados de busca e apreensão foram cumpridos. As investigações começaram no ano passado (2020) em uma operação de combate ao tráfico de drogas em Ponte Nova, onde 30 pessoas foram presas.
Naquela ocasião foram apreendidos vários comprovantes bancários, que foram analisados pelos agentes policiais, que concluíram que a quadrilha abria empresas fantasmas com certificados digitais a fim de lavar dinheiro de traficantes de todo o país, inclusive de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV).