Os policiais penais que compõem Grupamento de Intervenção Rápida (GIR) de Ponte Nova e que atuam na Penitenciária (Passa-Cinco) e do anexo da Feslisberto Leopoldo (Gavetão) passarão por um curso de reciclagem entre os dias 07 e 12 de junho. Todos os 777 policiais penais que compõem GIR, do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) estão passando por um curso de reciclagem a partir desde o início de maio.
Uma das novidades dessa atualização profissional é a realização de aulas de uso tático de fuzil de assalto e pistola semiautomática. Um reforço prático para o grupo que atua em situações críticas do Sistema Prisional – uma das prioridades da atual gestão da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Conforme um dos criadores do curso, o policial civil e assessor do Gabinete da Sejusp, Marco Matos, os integrantes do Grupamento já fazem uso dessas armas, mas podem e devem ampliar a sua formação. “É justo os servidores do GIR estarem capacitados para a utilização desse tipo de armamento, porque em situações de resgate de presos, por exemplo, ações geralmente coordenadas por organizações criminosas, todos estão muito bem equipados”, explica.
O curso integra a política de formação continuada do Depen-MG e será obrigatório aos servidores do GIR. Com duração de seis dias, sempre de segunda a sábado, e carga horária de 80 horas/aulas, as capacitações serão ministradas pelas equipes do Cope, sob coordenação do Gabinete do secretário de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco. O conteúdo programá-tico inclui aulas teóricas e práticas.
As disciplinas oferecidas abrangem temas como ética, uso diferenciado da força, abuso de autoridade, imobilização, algemação, entrada tática, instrumentos de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crises, dentre outras matérias, além de treinamento físico.