O vice-prefeito de Urucânia, Marcus Vinícius Leal Henrique (Cidadania) tomou posse como novo prefeito de Urucânia, às 13 horas, desta sexta-feira, 29 de setembro, depois que a presidente do STF, ministra Rosa Weber, derrubou, em 26 de setembro (ela deixou o cargo em 28 de setembro) liminar do Tribunal de Justiça que mantinha no cargo o Prefeito José Márcio Gomes Osório (União Brasil).
Dr. Marcola foi mantido no cargo de prefeito até dia 16 de julho, pois o desembargador Versionai Penna, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, proferiu liminar contra a decisão da Câmara de Vereadores de Urucânia, permitindo o retorno de José Márcio Gomes Osório (União Brasil) à Prefeitura. Dr. Marcola havia assumido no dia 10 de julho, tendo governado por apenas 06 (seis) dias.
Segundo Rosa Weber, presidente do STF, ao aplicar o entendimento dilatado acerca de impedimento de vereadores, a decisão liminar do desembargador Versiani Penna destoa da jurisprudência consolidada pelo Supremo Tribunal Federal e transgride a Carta Política, ferindo o exercício legítimo da competência da Câmara Municipal de Urucânia.
Agora, o desdobramento pode demorar, pois a ministra Rosa Weber determinou que o processo, no mérito, seja julgado por colegiado no Tribunal de Justiça. Novas argumentações e documentos, de ambas as partes, serão juntados.