TSE cassa mandato do vereador Leo Moreira que vai recorrer

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Leo Moreira vai recorrer da decisão do TSE.

Todos os ministros do pleno do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) votaram favoravelmente à perda do mandato do vereador Leo Moreira (Leonardo Nascimento Moreira) que em abril de 2018 mudou do seu partido de origem, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) para o PHS (Partido Humanista da Solidariedade) para se candidatar ao cargo de deputado federal (obteve 13.410 votos). O julgamento aconteceu na tarde de 18/08, quarta-feira.

Em sua defesa, Leo Moreira alegou que nos autos do processo que foi discriminado e perseguido pela direção do PSB e por isso havia mudado. O Ministério Público Eleitoral (MPE) que pediu sua cassação com base no artigo 22-A, da  Lei dos Partidos Políticos que diz, de forma bem clara: “Perderá o mandato o detentor de cargo eletivo que se desfiliar, sem justa causa, do partido pelo qual foi eleito”.

Em Minas Gerais, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), por 4 x 3 concordou com os argumentos de Leo Moreira e o manteve no cargo até o dia de ontem. O MPE recorreu ao TSE e em abril de 2019, o então relator do processo ministro Jorge Mussi acatou a tese do MPE e pediu a cassação do mandato de Leo Moreira. Depois de mais de um ano, o pleno se reuniu e decidiu acatar a relatoria do ministro Luiz Felipe Salomão que propôs a perda do mandato. Votaram: Tarcísio Vieira de Carvalho, Sérgio Banhos, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Og Fernandes e Luiz Roberto Barroso (presidente do TSE).

Ouvido pela reportagem, o vereador Leo Moreira enviou áudio e vídeo em que manifesta o seguinte: “Circulam nas redes sociais, uma informação de que eu perdi o meu mandato como vereador de Ponte Nova. Esse processo é de 2018, referente a uma grave discriminação que eu sofri por parte da direção do meu ex-partido. O processo ainda não foi publicado e evidentemente nós vamos interpor todos os recursos que ainda são cabíveis”.

Disse ainda: “Tudo isso, é movimentação da velha política! Os coronéis de Ponte Nova, os poderosos que comandam a cidade estão muito preocupados com a nossa pré-candidatura, que tem a cara do povo. Inclusive, nos próximos dias eu vou anunciar o nosso pré-candidato a vice-prefeito. Nesse projeto transparente, neste projeto que busca o diálogo, que valoriza a participação popular e que quer abrir Ponte Nova para outras oportunidades. Então pessoal, fiquem tranquilos que o nosso trabalho na Câmara continua. Contem comigo”.

Confiram o que Leo Moreira falou acessando o vídeo

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content