Uma cerimônia realizada na sede da OAB, localizada no Centro História, marcou a troca de comando da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar de Minas Gerais, com sede em Ponte Nova. Na solenidade, realizada às 10h da última terça-feira, 09/02, estiveram presentes várias autoridades militares e civis de Ponte Nova e Minas Gerais, entre eles, o coronel Rômulo, comandante da 12ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais. O comando da 21ª Cia Independente foi entregue oficialmente ao tenente-coronel Fábio Barcelos que substituiu o coronel da reserva Jayme Alves da Silva.
Durante a solenidade aconteceu a reinauguração da fotografia do tenente-coronel Jayme Alves na galeria de ex-comandantes da unidade (o oficial já havia comandando a unidade de 2011 a 2012). O ex-comandante foi presenteado com a “Insígnia do Comandante” que é o símbolo da 21ª Cia PM Independente, além de uma placa de homenagem ofertada pelos policiais que trabalharam sob seu comando. As esposas dos comandantes foram presenteadas com buquês de flores em reconhecimento à importância que elas têm na vida dos policiais.
Após mais de 02 (duas) décadas prestando serviços à cidade de Ponte Nova, Tenente-coronel Jayme Alves e tenente-coronel Fábio Barcelos (à frente) receberam em Ponte Nova o coronel Rômulo, comandante da 12ª Região PM Esposas dos comandantes receberam buquês de flores na cerimônia que teve Hino Nacional e muita emoção Jayme Alves falou com emoção sobre sua história na cidade e sobre a sua transferência para a reserva.
O tenente-coronel Fábio Barcelos discursou na solenidade sobre o desafio de substituir alguém que representa tanto para o município e para a instituição: “chego extremamente motivado e feliz, agradecendo inclusive, pela receptividade que tive na cidade, não só por parte do tenente-coronel Jayme como também pelos militares e cidadãos ponte-novenses”.
O novo comandante da 21ª CIA também comentou, “que já se sente um cidadão de Ponte Nova”. Completou dizendo que chega à cidade para servir e proteger. Pretendo trabalhar lado a lado com a tropa para combater a criminalidade na região”, disse o novo comandante Fábio Barcelos de Barros, tem 44 anos, natural da cidade de Governador Valadares.
Ele já trabalhou nas cidades de Ipatinga, Nova Era e João Monlevade antes de chegar a Ponte Nova. Possui 26 anos de instituição e já desempenhou diversas funções importantes nas cidades em que passou. Possui também vários cursos na instituição e foi condecorado diversas vezes, inclusive com as principais comendas concedidas pela Polícia Militar de Minas Gerais.