Aquele ditado que a “união faz a força” pode ser comprovado na Oficina Curta Ambiental, realizada em Ponte Nova, cidade polo do Vale do Rio Piranga. Realizada na última semana de novembro (25 a 30/11). A temática foi focada sobre o lixo. A iniciativa contou com palestras de pessoas envolvidas em projetos que fazem a diferença na cidade.
Os auditórios do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e do CEU das Artes, ambos localizados na Praça José Emilio Dias, no Centro Histórico, receberam os participantes e instrutores da Oficina Curta Ambiental, que foi produzida com recursos da Política Nacional Aldir Blanc via secretaria municipal de Cultura, Turismo e Comunicação de Ponte Nova.
As primeiras aulas foram voltadas para a conscientização ambiental, com palestras ministradas por Ricardo Motta, ambientalista ponte-novense, com mais de 40 anos de atuação; Geralda de Paula (Ada), presidente da Cooperativa de Recicladores de Ponte Nova (Coorpnova); e Marcinho de Belim, presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Copacabana e Adjacências (AmaCopa), que possui uma horta comunitária com mais de 40 canteiros e uma variedade de hortaliças, legumes e PANCs (Plantas Não Convencionais).