Policiais Militares da 21ª Companhia Independente da PM, representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, CEJUSC, prefeitos Municipais, representantes da OAB e de outras entidades civis, participaram, na manhã de 23 de setembro, de um circuito de palestras no auditório da 7ª Subseção da OAB de Ponte Nova promovido por representantes do Tribunal de Justiça da Bahia e pela Polícia Militar, também do estado nordestino (PMBA).
O evento faz parte do projeto com a temática “Justiça Restaurativa, Não-Violência e Prática Circulares”, que teve início no Estado da Bahia e se expandiu para Minas Gerais através da iniciativa Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Ponte Nova.
O projeto tem como foco a atuação policial pautada na aproximação com a comunidade e na consciência de que não existe um abismo entre o “ser policial” e o ser humano. Através dessa identificação do cidadão policial militar como parte da comunidade em que trabalha, e também de técnicas de comunicação não violenta e de aproximação comunitária, torna-se cada vez mais racional, efetiva e pacífica as soluções dos conflitos que de mandam intervenção da Polícia Militar.
Durante o evento, os policiais militares assistiram apresentações com a Juíza de Direito Drª. Janine Soares de Matos Ferraz (TJBA) que trabalhou com o tema “Justiça Restaurativa, Comunidade e Polícia Militar: Experiências no Projeto Coração de Tinta”. Logo após houve a palestra com o Capitão da PMBA, Albert Nogueira de Sousa, que explorou o tema “Justiça Restaurativa e Polícia Militar: Experiências e Relatos de um policial”.
Para finalizar as apresentações foi convidado o capitão da PMBA, Márcio Henrique Chagas Carvalho, para falar sobre o tema “Não Violência, Justiça Restaurativa e Gerenciamento de crises, negociação para situações de alto e altíssimo risco”.
Na manhã de 24 de setembro, na sede da 21ª Cia PM Ind., aconteceu também um evento de troca de experiências entre os representantes das entidades envolvidas. Inicialmente foram apresentados alguns projetos que da PM de Ponte Nova realiza e já realizou, além disso, a Juíza Drª Janine e os capitães Albert e Chagas apresentaram também como os trabalhos semelhantes são realizados na cidade de Vitória da Conquista, na Bahia.