A 3ª Copa Quilombola 2022 encerrou-se em 12/6/2022. Com apoio Edital Doce da Fundação Renova. Homenageados: professor historiador Célio Evangelista de Freitas e Alberto Reis, responsáveis por organizar o time de futebol em entidade e a filiar a equipe do Vila Nova Esporte Clube do Engenho Queimado na Liga Esportiva de Mariana/LEMA.
Campeão: Barroca FC, tendo obtido o vice-campeonato o Guarani FC, de Furquim. Artilheiro: Leandro de Freitas/Barroca FC, com 04 (quatro) gols; melhor goleiro: Elvis de Freitas/Barroca FC; melhor técnico: João Gilberto/Barroca FC; melhor jogador: Gustavo Carvalho/Guarani FC/Furquim (*) Furquim é um distrito do município de Mariana. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população estimada em 2020 era de cerca de 2.000, possuindo um total de 757 domicílios particulares.
Furquim foi um centro minerador de importância nos arredores de Mariana e hoje trata-se de um povoado que guarda o desenho típico dos arraiais de mineração: uma estreita rua comprida, além de uma bela igreja dedicada ao Bom Jesus.
O nome do distrito é uma referência a um dos primeiros descobridores de ouro na região, o sertanista Antônio Furquim da Luz e que por este fato obteve uma Sesmaria em 1711 e decidiu fundar o arraial. Junto com Mariana, são as 02 (duas) mais velhas paróquias de Minas Gerais. As filiais eram as atuais freguesias do Sumidouro, São Sebastião, Arrepiados (hoje Araponga), Ponte Nova, São Caetano e Barra Longa e Santa Rita do Turvo, hoje Viçosa.