Por causa da pandemia e com as atividades esportivas paralisadas e sem previsão de retorno, 02 (duas) cidades da nossa região estão intensificado serviços de manutenção e cuidado em seus espaços esportivos. Em Urucânia está sendo realizada a poda da grama e outros serviços no Estádio Manoelão, principal estádio de futebol do município, localizado no Bairro Novo Milênio. O trabalho é realizado pela secretaria de Bbras e apoio do Departamento de Esporte.
Na cidade de Rio Doce, o com[1]plexo esportivo, formado pelo Estádio Municipal de Caetano Cenachi Neto, quadra poliesportiva, campo de futebol soçaite e quadra de futebol de areia, recebe diariamente ação de manutenção e melhorias de infraestrutura. O gramado do Estádio Municipal tem recebido devido tratamento de plantio, poda e irrigação.
Desde de março de 2020, as atividades esportivas nas cidades da nossa região estão suspensas. As ligas esportivas de Ponte Nova e de Urucânia aguardam liberação das autoridades para planejarem o retorno das competições
Curso da Sedese sobre transição de carreira esportiva
O curso Minas Atleta: Pós Carreira, da secretaria de estado de Desenvolvimento Social (Sedese) está disponível na plataforma de ensino do Observatório do Esporte da secretaria de estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais. O acesso aos módulos das aulas foi liberado para os participantes que fizeram inscrições. Idealizado pela subsecretaria de Esportes (Subesp), o curso, on-line e gratuito, é destinado a atletas, paratletas, técnicos e demais profissionais do esporte, que estejam em busca de orientações para transição de carreira esportiva, imediata ou futuramente.
Ofertado na modalidade EAD (Ensino à Distância), na plataforma virtual Moodle, o curso foi viabilizado através de uma parceria entre a Sedese e o Servi o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), Educando seu Bolso e Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae).
Com duração total de 30 horas, o programa está dividido em 06 (seis) módulos: I – Carreira esportiva; II – Perfil profissional; III – Formação profissional; IV – Conquistando uma vaga de emprego; V – Educação e Planejamento Financeiro; e VI – Empreendedorismo. Os participantes que concluírem todos os módulos com, no mínimo, 60% de aproveitamento nas atividades, ganharão certificado de conclusão.
“Nossa perspectiva é muito boa, porque é um curso inovador no Brasil. Ele possibilita a abertura de um leque de oportunidades para que os atletas consigam visualizar possibilidades de uma nova carreira depois que terminarem as atividades esportivas”, explica Frederico Pessoa, superintendente de Programas Esportivos da Sedese.
Para Raphael Vasconcellos, subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, o Minas Atleta é mais uma ferramenta que abre portas para a população mineira, principalmente no cenário econômico atual, com altos índices de desemprego. “O projeto Minas Atleta nos orgulha muito porque mostra que a Sedese está atenta aos diversos públicos que compõem a população mineira e busca alternativas que melhor se enquadram às necessidades específicas, e evidencia a capacidade do Governo de Minas de atuar como um agregador de esforços na busca por uma sociedade mais livre e plena de oportunidades”, afirma.
As aulas estão disponíveis na plataforma de ensino do Observatório do Esporte, disponível neste link da foto a baixo. Para se ter acesso à plataforma e ao curso, é necessário efetuar um cadastro no próprio site. Após a validação do cadastro é possível fazer a inscrição e iniciar as atividades do primeiro módulo.