No ultimo sábado 3 de setembro, o Corpo de Bombeiros de Ponte Nova foi acionado e compareceu ás margens da Rodovia MGC 120 sentido Ponte Nova/Viçosa, onde teria iniciado incêndio em um bambuzal e capoeira ameaçando residências do local.
No local as equipes iniciaram o combate ás chamas com uma linha de ataque, no enteando devido a baixa umidade relativa do ar e os fortes ventos ajudaram a propagar o fogo sentido á Fazenda Santa Rita, queimando três galpões e imóveis velhos da Rações Porto Alegre.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o DMAES foi acionado para auxiliar no combate as chamas utilizando quatro Caminhões – Pipa e seis brigadistas e um trator, sendo utilizados cerca de sessenta mil litros de água para controlar o fogo.
Ainda segundo o CBMG, foi utilizado o hidrante do Atacado BH para reabastecer os veículos. Foi preciso também fazer a supressão (corte) de duas árvores com troncos queimados comprometendo a via. A perícia técnica foi acionada e compareceu no local para realizar os trabalhos de praxe analisando as causas do incêndio.