De incêndios em vegetação que normalmente seguem até o final de setembro foram interrompidos pela chuva que resolveu dar as caras mais cedo. Em setembro do ano passado foram registradas 5.407 ocorrências de incêndios em vegetação, ao passo que no mês de setembro deste ano foram registrados 3.603 atendimentos, uma redução de mais de 33% que pode ser atribuída ao grande esforço do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais em ações de prevenção, reforço na capacidade de resposta e também pela chegada das chuvas em Minas.
Em Ponte Nova, o Corpo de Bombeiros registrou só no mês de setembro, 21 focos de incêndio. Mas, enquanto o assunto ainda era fogo, o Corpo de Bombeiros já trabalhava o planejamento das ações para o período das águas. O plano de preparação para enfrentamento ao período chuvoso 2022/2023 foi lançado na semana passada, enquanto vários treinamentos dessa natureza acontecem no estado.
O plano contém ações que visam reduzir o impacto e prejuízos causados pelas enchentes, inundações, alagamentos, enxurradas, movimentos de massa em encostas e tempestades que assolam os grandes centros urbanos e as populações ribeirinhas.