A duplicação da BR 262 será realizada com recursos destinados aos governos estaduais de Minas Gerais e Espírito Santo no processo de repactuação do acordo relativo à tragédia de Mariana que aconteceu no dia 05 de novembro de 2015. O anúncio foi feito em Colatina (ES), durante visita do ministro da Infraestrutura Marcelo Sampaio cidade.
Ele explicou que após 02 (duas) tentativas de leilão da BR 381 (MG) com a BR 262 (MG e ES), que não foram bem-sucedidas, o governo federal desistiu do projeto. Em fevereiro deste ano, logo após a suspensão do leilão de concessão da BR 262, anunciado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande afirmou que o Estado pretendia contribuir financeiramente para tornar o projeto mais atrativo para investidores e fazer a duplicação sair do papel.
Principal rota dos mineiros para de acesso às praias do Espírito Santo, a BR 262 vem sendo objeto de interdições constantes com quedas das barreiras desde janeiro nos municípios de Abre Campo e Rio Casca.