A Polícia Militar de Piedade de Ponte Nova foi chamada no dia 14 de julho, por volta das 18h54min por 02 (dois) homens (um de 60 e outro de 46 anos) que seguiam com uma VW Saveiro, branca, na rodovia MG 329, Km 107, no trajeto de Jequeri para Belo Horizonte. Eles contaram aos policiais que foram vítimas de roubo.
Os homens relataram aos militares que foram abordados por outros 02 (dois) homens em uma motocicleta, no quebra-molas, próximo ao restaurante Recanto do Ipê, e que os supostos motociclistas teriam feito sinal que o pneu do veículo estava com algum problema. Quando pararam para verificar, os motociclistas se aproximaram e anunciaram o assalto dizendo que queriam somente o veículo, deixando as vítimas com todos os seus pertences, inclusive os celulares.
Ao tomarem o depoimento dos homens, os militares perceberam que eles entravam em contradições e evitavam dar detalhes relacionados ao roubo. Os militares cercaram os argumentos das supostas vítimas com investigações apuradas e eles sem mais ter como responder tais perguntas, acabaram confessando que não havia ocorrido roubo, mas que o objetivo deles era acionar a seguradora para receber o valor referente ao seguro e depois desmanchar o veículo e revender as peças do carro.
Foi dada voz de prisão aos envolvidos que foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis. Além do crime de comunicação falsa e estelionato, os homens também ocupar indevidamente as forças de segurança que poderiam estar em outras operações da segurança pública.